Mafaldas

(já antes vos falei de um mercado de que não gosto. Hoje falo-vos de um de que gosto)

Num ponto até estou de acordo com o outro: não é possível sentir verdadeiramente o pulsar de uma terra sem explorar devidamente os seus mercados.

O mercado municipal de Matosinhos não é exceção.

Basta um olhar para se perceber que metade das bancadas de frescos oferece produtos do mar. Que quem lá vai, seja para vender, seja para comprar, é filho da terra e do trabalho. E ainda que o mercado, que é um espaço de tradição, com memória e história, tem a ambição de evoluir na modernidade, com a cidade. Por causa disso, o mercado alberga hoje, a par das suas bancas de comércio tradicional, o Quadro, uma incubadora de empresas de Design, além de vários espaços comerciais ditos alternativos.

É num desses espaços que encontramos o Mafaldas.

Dele se diz que é "um salão de chá e cafetaria com produtos gourmet, que à noite funciona como wine bar servindo petiscos fora de horas".

Pois eu não vi nada disso.

O que vi foi um espaço bonito, dirigido por duas amigas (e irmãs!), que se dirigem a quem entra como se fossem seus amigos também. E que, tal como se faz para os amigos, escolhem, preparam e servem boas refeições ligeiras, fazendo uso das mãos, dos produtos do mercado e das receitas de família. Com amabilidade e a modéstia que é própria - lá está! - da amizade. 

Tartes, bolos caseiros, scones, compotas, chás, limonadas, sumos naturais, bebidas de chocolate, tábuas de queijos e enchidos, e vinhos a copo. E aos sábados, entre as 12H30 e as 16H, tudo isto e um pouco mais, em formato de brunch.

Vai por mim, é de ir.

E ficar amigo.







Comentários